quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bolo que a criançada aqui de casa adoraaaa!!!





Final de semana Rodolfinho e Amanda, que há muito já estavam pedindo bolo com morangos, conseguiram "matar a vontade"!!!Este bolo é simplesmente delicioso! A receita é de um livrinho que comprei pelo catálogo do Avon Casa + ou menos 6 anos atrás,seu nome é : "Os Melhores Bolos de Ana Maria Braga", realmente é! As receitas são fáceis e deliciosas.Já fiz esta receitinha várias vezes,ou seja, na época em que o morango esta mais "acessível",ao bolso! Ele fica lindo, pena que este último não ficou bonitão como seus antecessores,hihihi!!!Mas foi devido a "pressa" que era tanta..., uma vontade "danada" de acabar tudo logo sair da cozinha rsss, e voltar para meus "tricotes", que fiz tudo em um vapt-vupt!!!Mesmo sem ter ficado "bonitão" pra foto, não sobrou nem uma fatiazinha!!!Nas fotos não deu pra mostrar bem, mas ficou bem recheadinho de morangos, capricho na fruta,pois a criançada adora!!!


Bolo de Chocolate com Morango

Ingredientes: 6 ovos, clara e gema separadas
2 xícaras ( chá) de açúcar
1/2 xícara ( chá) de óleo
2 xícaras ( chá) de farinha de trigo
2 colheres ( sopa ) de chocolate em pó
1 1/4 xícara ( chá ) de água morna
1 colher ( sopa ) de fermento em pó

Modo de preparo da massa: Bata as gemas, o açúcar e o óleo na batedeira até virar um creme. Junte a farinha de trigo e em seguida, o chocolate dissolvido na água e deixe bater por cerca de 3 minutos na velocidade alta da batedeira. Desligue a batedeira, adicione o fermento e misture. Junte as claras batidas em neve, misturando-as delicadamente ao creme. Unte uma forma redonda de 25cm x 7 cm. despeje a massa e leve para assar a temperatura de 200C, em forno pré-aquecido, por cerca de 30 min, ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele saia seco. Espere esfriar, desenforme e corte-o em 3 discos.


Cobertura: 1 lata de creme de leite ( sem o soro )
1 colher ( sopa ) de manteiga ou margarina
2 colheres ( sopa ) de mel , pode ser aquele tipo Karo
500 gr de chocolate ao leite para cobertura, em lascas
3 colheres ( sopa ) de conhaque

Modo de preparo da cobertura: Leve ao fogo o creme de leite, a manteiga e o mel. Quando começar a ferver, desligue o fogo e acrescente o chocolate. Mexa até dissolvê-lo bem. Acrescente o conhaque e misture. Deixe esfriar e monte o bolo.



Recheio: 500ml creme de leite fresco
2 colheres ( sopa ) de açúcar
1 colher ( café ) de baunilha

Modo de preparo do chantilly: Bata o creme de leite na batedeira, em velocidade alta, acrescentando aos poucos o açúcar e a baunilha. Quando começar a encorpar, reduza a velocidade para média até o creme ficar firme.

Obs:Nesta receita prefiro fazer o chantilly desta forma: colocando 5 colheres (sopa) de açúcar,ao invés de 2 e 3 colheres(café) de baunilha no lugar de 1.Fica mais saboroso,tenho certeza que vocês irão aprovar. Também dou uma molhadinha na massa do bolo com licor de chocolate diluído ao leite.Deixa o bolo molhadinho,sem ficar enjoativo.Espero que vocês tenham gostado!!!Bjs.

8 comentários:

Iris disse...

Re,

Nem imagino porque eles adoram! Muita água na boca!!!

Beijos

Vicentina disse...

Renatinha querida, que bolo delicioso deve ser este com chocolate e morangos, tem razão Rodolfinho e Amanda gostarem tanto, sabe que to com água na boca? pode nem estar tão bonito como vc queria, mas matou a vontade da criançada rsrs.
Eu tbm tem horas que não suporto ficar na cozinha, mas a gente tem mesmo que descansar do fogão né querida.
Beijinhos

Luciana disse...

Rê, fiquei com uma vontade... ficou bonitão e imagino a festa dos pequenos...
Bjos, Lú.

disse...

Afe, só faltava sobrar esse bolo!
Lindo e deve ter ficado delicioso... ai que vontade que dá...
bjinhos

Silvana Teixeira disse...

Hunnnnnnnnnnnnnnnn! nem consigo falar!!!!

Marico disse...

Tu tá com saudades de mim, amiga? Estou sempre por aqui, não se preocupe, principalmente quando vejo um bolo desses. rss
bjs

Fla disse...

Menina do céu, que bolo é essa? Maravilhoso... tô babando aqui.
Beijos

Maria das Graças disse...

Mãos de fada!! Deu água na boca. Deve ter ficado uma delícia.
bjs